A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e do reto podendo incluir a porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos (tumores benignos), que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também pode detectar cânceres nos seus diversos estágios. É utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e de procedimentos, como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

Indicação:

• Pessoas acima de 50 anos (prevenção de câncer de cólon e reto);
  • Pessoas acima de 40 anos que têm familiares com histórico de câncer de cólon ou reto;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre
  • Dor abdominal
  • Sangramento gastrointestinal;
  • Tumor gastrointestinal;
  • Doenças inflamatórias intestinais (Colite);

Somente o profissional médico (gastroenterologista, coloproctologista e/ou colonoscopista), devidamente treinado e capacitado, pode realizar com segurança o exame.

Procedimento:

O procedimento é realizado em sala apropriada para o exame, com ou sem a presença de anestesista, de acordo com os protocolos de sedação da instituição. Pode ser necessária consulta prévia com anestesista e/ou enfermeiro, que lhe dará informações detalhadas sobre as restrições alimentares e o preparo do cólon, ou ir à instituição buscar o preparo que deve ser feito no dia e/ou na véspera do exame. O cólon (intestino) deverá estar totalmente limpo para a realização do procedimento. O exame consiste na introdução de um tubo flexível (colonoscópio) através do intestino grosso. O procedimento dura, em média, 15 a 60 minutos.

Preparo:

Para um exame seguro, o cólon deve estar completamente limpo. O paciente deve seguir as orientações de preparo com rigor. A maioria dos medicamentos de uso habitual deve ser usada como de costume. No entanto, alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame. É importante informar os médicos quais os medicamentos que o paciente costuma usar, como aspirina, medicações para artrite, anticoagulantes, insulina e/ou produtos contendo ferro, bem como alergias a medicamentos, doenças pulmonares e/ou cardíacas.

Após o exame, o paciente deve ser encaminhado para uma sala de recuperação pós-anestésica, até que todos os efeitos da medicação tenham passado. A colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Pode ocorrer sensação de pressão, inchaço e/ou cãibra em alguns momentos após o exame, que desaparecem em seguida. A dieta será liberada, a não ser que o médico oriente de outra forma. O médico informá-lo-á sobre o resultado do exame, logo após a sua realização. Em caso de realização de biópsias, o hospital ou clínica informará quando o resultado estiver disponível.

Cuidados após o procedimento:

• Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo, por um período de 12 horas:
  • Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;
  • Não retornar para casa sem acompanhamento;
  • Alimentação leve;
  • Ingerir Líquidos.

A colonoscopia geralmente leva de 30 a 60 minutos. Pode ocorrer cãibra ou inchaço durante a primeira hora após o procedimento. O sedativo leva tempo para perder efeito. Pacientes precisam permanecer na clínica por 1 a 2 horas depois do procedimento. A recuperação completa é esperada para o dia seguinte.

Efeitos colaterais da Colonoscopia:

Pacientes que desenvolverem qualquer um desses efeitos colaterais deve entrar em contato com o médico imediatamente:

• Dor abdominal forte;
  • Febre;